|
01/07/2005 |
Verdes querem revisão de Acordos sobre o Tejo |
|
O Partido Ecologista “Os Verdes” considera urgentíssima a revisão dos acordos entre Portugal e Espanha relativos ao Rio Tejo.
Para “Os Verdes” é fundamental que seja renegociada a situação do caudal ecológico deste Rio no sentido de assegurar diariamente um caudal mínimo, o que não acontece no quadro do acordo actual.
“Os Verdes” consideram particularmente imoral que num período de seca tão acentuado como o deste ano, o Estado Espanhol continue a fazer transvazes do Tejo para o Segura, enquanto que no troço do Rio que atravessa o nosso país, os níveis de água são tão baixos que ameaçam a sobrevivências dos ecossistemas, põem em causa a qualidade da água de abastecimento das populações e hipotecam as actividades económicas, em particular as agrícolas, dependentes da água do rio.
Consideramos ainda escandaloso que o Governo Português considere legítima a actuação do Estado Espanhol e não se empenhe activamente na revisão da Convenção de Albufeira, sobretudo atendendo às previsões de agravamento dos anos de seca, consequentes do fenómeno de alterações climáticas com o planeta se confronta.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 1 de Julho de 2005