Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
22/01/2004
Verdes Questionam Min. Ambiente
“OS VERDES” QUESTIONARAM “THEIAS” SOBRE OS MAIS IMPORTANTES ASSUNTOS DA POLÍTICA AMBIENTAL NACIONAL

No passado dia 22 de Janeiro, na reunião da Comissão do Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente, “Os Verdes” interrogaram o Ministro do Ambiente sobre diversos assuntos de interesse urgente.

Questões como a construção da nova incineradora para resíduos sólidos urbanos concessionada à ERSUC, questões sobre A Lei Quadro da Água, questões sobre o não cumprimento do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU), questões sobre o Programa Nacional de Combate às Alterações Climáticas (que nos fará entrar na lógica de compra e venda de emissões) e questões sobre o permanência da SECIL na Serra da Arrábida sem que exista um limite de exploração temporal das pedreiras, foram levantadas nesta comissão pelos “Verdes”.

“Os Verdes” consideram que, mais uma vez, o Ministro Amílcar Theias não foi satisfatoriamente esclarecedor e fez um discurso pleno de contradições. Não se percebe como um Ministro que se declarou “avesso à incineração”, queira implementar uma política que afasta Portugal das medidas de valorização de resíduos indicadas pela União Europeia.

“Os Verdes” consideram ainda extremamente grave que o Ministro do Ambiente tenha considerado, em resposta à deputada dos “Verdes”, que os directores das Áreas Protegidas, como funcionários que são, não se devam pronunciar publicamente sobre questões relacionadas com a gestão das áreas protegidas.

“Os Verdes” consideram que o Governo está a censurar os directores das áreas protegidas, processo que começou com o afastamento do recrutamento desses directores por via de concurso público, passando a ser nomeados pelo Governo, tendo-se agravado com o despacho do Secretário de Estado do Ordenamento do Território a proibir os directores das áreas protegidas de produzirem declarações públicas sem o aval do Governo.

O Gabinete de Informação
22 de Janeiro de 2004


 

Voltar