|
08/11/2019 |
Vila Nova de Famalicão - Deputada de Os Verdes reúne com População de Fradelos |
|
Na próxima segunda feira, 11 de novembro, pelas 17h15, a deputada, Mariana Silva, do Partido Ecologista Os Verdes irá reunir com a população de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão.
A existência de uma exploração pecuária junto de habitações e na proximidade de uma escola tem vindo a ser alvo da reclamação da população, cuja qualidade de vida é severamente afetada pelos odores nauseabundos, insuportáveis, provenientes daquela atividade e que se traduzem em indisposições e privações de sono, sobretudo em dias de mais calor ou de neblina.
A luta travada, desde 2016, pelas populações conduziu a diversas denúncias, reclamações e contactos junto do SEPNA, CCDR-N (Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional Norte), Agência Portuguesa do Ambiente (APA); a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N); a Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT); a Delegação de Saúde (DS). Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Junta de Freguesia de Fradelos.
Os seus esforços reivindicativos foram, entretanto, vertidos para um abaixo-assinado com cerca de três centenas de assinaturas.
No seguimento de um processo de licenciamento do projeto de ampliação da exploração pecuária, esta última ficou obrigada a um conjunto de medidas técnicas de controlo e minimização de odores e terá já apresentado um estudo relativo aos odores emanados pela sua atividade. Também o IGAMAOT procedeu à sua monitorização.
Não obstante estes esforços e obrigações no cumprimento das emissões, a população não considera que tais procedimentos tenham levado à resolução de uma situação que se tornou incomportável, por demasiado tempo. Há relatos que indicam que muito recentemente, e durante 3 dias consecutivos, os odores foram intensos.
Neste sentido, o Partido Ecologista Os Verdes reunirá com representantes dos moradores daquela localidade e estará disponível para prestar declarações à comunicação social, pelas 18h00, em Vila Nova de Famalicão, junto ao Jardim 1º de Maio.