Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
19/03/2019
Vila Real - Régua - Os Verdes Promovem Caminhada em Defesa da Linha do Corgo
Na data em que fazem exatamente 10 anos sobre o encerramento da Linha do Corgo, ocorrido no dia 25 de março de 2009, com a justificação da requalificação do troço, deixando a população de Vila Real e das localidades por onde o comboio passava, no vale do corgo sem ligação à linha do Douro e à rede ferroviária nacional, Os Verdes organizam dia 24 de março uma Caminhada pela Reativação da Linha do Corgo.

A oposição das populações e do PEV ao encerramento fez-se ouvir desde a primeira hora.

Dez anos depois, não desistimos de lutar pela sua reativação, num momento em que Os Verdes já negociaram, no quadro do PNI (Programa Nacional de Investimentos) essa possibilidade e no momento no qual a eletrificação da Linha do Douro está prevista até ao Pocinho. Agora é preciso que a população e as forças vivas da região façam ouvir a sua voz e deem força à reivindicação de Os Verdes para que tal se concretize.

A Caminhada pela Linha do Corgo será mais uma afirmação desta vontade e da importância que o comboio tem para a população, para os 6000 estudantes da Universidade de Trás-Os-Montes, para a capital de distrito e para a região.

O comboio é ainda uma mais-valia na área do turismo pois a linha do Corgo é “só por si” um produto turístico com “enorme potencial” e do ponto de vista ambiental num momento em que é urgente descarbonizar o país e criar condições para que as pessoas possam escolher usarem menos o automóvel e escolham um transporte mais, seguro, mais barato e menos poluente.

Reativar a linha não é nenhuma obra faraónica, pois a plataforma está em “bom estado”, como poderão verificar todos aqueles que se juntarem a nós nesta caminhada com belas e memoráveis paisagens.

Participarão nesta Caminhada o deputado do PEV, José Luís Ferreira, oriundo do distrito de Vila Real, e os Candidatos do PEV nas listas da CDU ao Parlamento Europeu.

Convidamos as senhoras e senhores jornalistas a juntarem-se a Os Verdes e a divulgarem a iniciativa para a qual devem estar às 8.30h na Estação de Caminhos de Ferro de Vila Real ou, à hora do almoço (12.30h/13.00h), em Carrazedo, trazendo bons sapatos de caminhada, farnel, água, chapéu, proteção para a chuva e para o sol.

O percurso é muito, muito fácil, podendo fazê-lo por inteiro – 25km – ou até ao Carrazedo/vale da Ermida - 11km – local onde se almoça.

Os Verdes asseguram o transbordo até à Régua, a quem não quiser fazer o percurso todo para, no fim, encerrarmos a Caminhada com a degustação de um Porto.

Serão prestadas declarações à Comunicação Social à partida na Estação de Vila Real, cerca das 8:30h e à Chegada à Estação da Régua, prevista para as 16:30h.
Voltar