Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
09/06/2017
Voto de condenação pela desvinculação dos EUA do Acordo de Paris (DAR-I-96/2ª)
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris não é uma questão menor, porque estamos a falar, nada mais, nada menos, do país que emite mais gases com efeito de estufa para a atmosfera.

Se olharmos ao nível global, a China é o maior emissor de gases com efeito de estufa e os Estados Unidos são o segundo maior emissor. No entanto, per capita, os Estados Unidos são os maiores emissores de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Portanto, isto tem um significado muito particular.

Estamos a falar do único acordo que existe decorrente da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, saída da Conferência do Rio, em 1992, e que estabelece regras e metas para que os países, através do compromisso assumido, tomem as medidas internas necessárias a alcançar esse objetivo global. E relembramos o facto de os Estados Unidos já terem estado fora do Protocolo de Quioto. Portanto, esta saída do Acordo de Paris tem um significado bastante relevante e preocupante.

Por outro lado, aquilo que Donald Trump acaba por alegar para essa saída, que é, no fundo, em termos muito sintéticos, a defesa dos próprios Estados Unidos da América, é um embuste autêntico, porque as alterações climáticas estão aí, o povo dos Estado Unidos da América tem sofrido concretamente as consequências dos extremos climáticos e não têm sido poucas as consequências práticas e concretas para esse país. Portanto, quando se fala da defesa e segurança das populações, não é, seguramente, através da saída do Acordo de Paris que ela se vai concretizar.

Evidentemente, o que o Presidente dos Estados Unidos da América pretende — na nossa perspetiva, não é de admirar, de acordo com as suas próprias convicções — é pôr a economia muito acima de qualquer linha e orientação de defesa ambiental e de segurança das populações.

Mesmo para terminar, Sr. Presidente, o desejo de Os Verdes é que os países signatários do Acordo de Paris prossigam esta luta global, que é a de combate às alterações climáticas.


Voltar