Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
22/04/2016
Voto de pesar pelas mortes ocorridas no Mediterrâneo (DAR-I-58/1ª)
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira - Assembleia da República, 22 de abril de 2016

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Os Verdes associam-se, mais uma vez, aos dois votos de pesar pelas mortes no Mediterrâneo que hoje estão em discussão.

De facto, quando olhamos para esta verdadeira tragédia humanitária e à medida que os dias passam ficamos sem saber quando batemos no fundo. E o pior é que, apesar do agravamento da situação e do aumento do número de vítimas, não se vislumbram medidas por parte da União Europeia que consigam pôr termo à morte de milhares de pessoas inocentes que fogem da guerra e da fome, que procuram a sobrevivência e que, afinal, o que encontram é a morte.

Mas a continuação desta tragédia humanitária vem mostrar, mais uma vez, que o Acordo entre a União Europeia e a Turquia não está a contribuir para minimizar os problemas e muito menos para a sua resolução.

Associamo-nos, assim, aos votos de pesar, mas não acompanhamos o PSD nem o CDS-PP nos respetivos votos de consternação e de solidariedade. Não vamos votar contra, mas temos uma leitura diferente, temos uma opinião diferente daquela que têm o PSD e o CDS quanto aos esforços por parte da União Europeia para mitigar os impactos dos fluxos migratórios que estão, aliás, referidos nos textos dos votos do PSD e do CDS.

Portanto, assim, Os Verdes aproveitam para expressar o seu mais profundo pesar pelos tristes e vergonhosos acontecimentos no Mediterrâneo e prestam homenagem a todas as vítimas, seus familiares e amigos, esperando que agora seja já suficiente para que a União Europeia encare este problema com «olhos de ver».
Voltar