Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2001
 
 
Comunicados 2001
Partilhar

|

Imprimir página
19/09/2001
Voto de Pesar pelas Vítimas do atentado nos E.U.A.
VOTO DE PESAR

Nota: Este Voto foi apresentado e debatido no plenário da Assembleia da República (quarta-feira dia 19 de Setembro), tendo sido rejeitado com os votos contra do CDS/PP, PSD e PS (à excepão de 2 deputados que se abstiveram) e os votos a favor de "Os Verdes", PCP e BE.

A comunidade internacional foi no passado dia 11 de Setembro surpreendida por uma acção terrorista sem precedentes que ao atingir Nova Iorque provocou milhares e milhares de vítimas. Face a esses terríveis acontecimentos e na sequência de posições anteriormente tomadas, a Assembleia da República, reunida na sua primeira sessão plenária delibera:

Condenar veemente o acto de terrorismo que sacrificou a vida de milhares e milhares de pessoas inocentes, cidadãos norte americanos a esmagadora maioria deles.

Exprimir a mais profunda solidariedade para com as famílias e os amigos das vitimas deste brutal atentado, cidadãos americanos a maioria, mas também cidadãos de outras partes do mundo, concretamente cidadãos portugueses, pessoas de diferentes credos, raças e religiões brutalmente atingidas por uma tragédia sem paralelo que escolheu o coração de Nova Iorque como cenário.

Manifestar a esperança de que a comunidade internacional saiba encontrar dentro de si e das estruturas por si já criadas ou a criar, os mecanismos apropriados de cooperação para localizar os responsáveis deste bárbaro atentado, para proceder à sua detenção, julgamento e exemplar condenação, preservando os direitos humanos, a liberdade, a democracia e a paz no mundo, desta forma tão brutalmente ameaçados.

Por último, exprimir o desejo de que não sejam empreendidas quaisquer intervenções militares que, a acontecer, acabariam por gerara uma nova escalada de violência de proporções hoje inimagináveis e, atingir inevitavelmente civis e cidadãos indefesos, à semelhança deste acto bárbaro por todos condenado.

 

S. Bento, 19 de Setembro de 2001
As Deputadas, Isabel Castro e Heloísa Apolónia

Voltar