Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
08/09/2016
Voto de pesar pelo falecimento de António Moreira Barbosa de Melo (DAR-I-90/1ª)
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia - Assembleia da República, 8 de setembro de 2016

Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Sr.as e Srs. Deputados: Gostava de começar por dizer que é com um profundíssimo respeito que vou proferir estas curtíssimas mas muito sentidas palavras.

Quando falamos de Barbosa de Melo falamos de um homem da academia, como foi referido, de um homem da política, como foi referido, mas, sobretudo, o que queria sublinhar, de um homem de cidadania ativa. Acho que isto é extremamente importante.

Trazia consigo, proferia e praticava o dom da palavra. A sua eloquência, o facto de ser um brilhante orador considero ser uma das características marcantes de Barbosa de Melo.

Não tive oportunidade de o conhecer muito bem, pessoalmente, pois conheci-o como Presidente da Assembleia da República quando, na Legislatura de 1991 a 1995, passei por esta Casa, durante 45 dias, em substituição, na altura, do Deputado André Martins. Foi nesses 45 dias que tive oportunidade de o conhecer, pessoalmente, como Presidente da Assembleia da República. E foi inevitável perceber, não apenas aqui, mas também como cidadã, aquilo que os cidadãos têm oportunidade de ver lá fora: um Presidente da Assembleia da República que representou de uma forma muito competente este Parlamento e que o dignificou, de facto.

É por isso, Sr.as e Srs. Deputados, que, com um enorme respeito e por sentidas palavras, dirijo condolências à família de Barbosa de Melo e também, naturalmente, ao PSD, através do seu grupo parlamentar.
Voltar