Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
06/10/2016
Voto n.º 136/XIII (2.ª) — De congratulação pela indicação à Assembleia-Geral, pelo Conselho de Segurança, de António Guterres para o cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (DAR-I-9/2ª)
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia - Assembleia da República, 6 de outubro de 2016

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, em nome do Grupo Parlamentar de Os Verdes, quero também saudar a eleição de António Guterres para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas.

Gostaria de sublinhar o facto — já foi referido por outras bancadas — de termos estado perante um processo longo de eleição sempre vencido em cada etapa por António Guterres.

Gostava também de sublinhar que, além das suas outras capacidades reconhecidas e já aqui expostas por outras bancadas, a sua significativa experiência adquirida como Alto-Comissário da ONU para os Refugiados deu-lhe certamente um conhecimento muitíssimo real dos problemas, como o próprio teve ocasião de salientar — a fome, a miséria, a pobreza, o medo, a discriminação, a fuga à guerra a que tantos seres humanos estão sujeitos e de que são vítimas, quantas vezes como se de uma pena perpétua se tratasse.

As funções que desempenhou durante 10 anos deram-lhe certamente uma bagagem para uma intervenção consequente, agora a outro nível, nas Nações Unidas.

O desejo que temos é que António Guterres possa ser o rosto de uma Organização das Nações Unidas fiel aos princípios da Carta das Nações Unidas, pela paz, pela cooperação entre os povos, pelo respeito e pela igualdade de estados soberanos, pelo direito à autodeterminação dos povos e também com uma profundíssima consciência de que estamos hoje perante novos desafios, como as alterações climáticas ou a quebra brutal da biodiversidade no nosso planeta, que desestabilizam o planeta e de que este tanta necessidade tem para todos os seres humanos e para o desenvolvimento que nele queremos proporcionar.

Sr. Presidente, o Partido Ecologista «Os Verdes» saúda e deseja os maiores sucessos a António Guterres como Secretário-Geral das Nações Unidas.
Voltar