Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
21/09/2005
"Os Verdes" Preocupados com mau funcionamento da ETAR de Paredes e com poluição no rio Sousa
Uma Delegação do Partido Ecologista "Os Verdes" deslocou-se, no dia 21 de Setembro, à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Paredes, com vista a verificar as deficiências e problemas da sua laboração. Deslocou-se ainda à Freguesia de Novelas, no Lugar da Ponte, com o objectivo percorrer as margens do Rio Sousa e conhecer os diversos problemas de poluição aí existentes.
No decorrer desta iniciativa, “Os Verdes” verificaram que a ETAR de Paredes, instalada em pleno coração da cidade, e que resulta de um investimento de há 20 anos, efectua apenas tratamento primário dos efluentes domésticos e dos efluentes do Hospital de Paredes.

Na opinião de “Os Verdes”, esta ETAR encontra-se completamente obsoleta e não responde aos cumprimentos necessários de critérios ambientais e de qualidade, quer ao nível do tratamento dos efluentes, quer tendo em conta os problemas de maus cheiros e concentração de insectos que causa.
Igualmente preocupante neste Concelho é a baixa percentagem de rede de colectores de saneamento básico existente e o enorme número de particulares que, já servidos por esta, continuam a fazer as suas descargas directamente para os ribeiros e rios ou para fossas sumidouras próprias.

Após quase trinta anos de existência de poder autárquico em Portugal, “Os Verdes” insurgem-se e lamentam profundamente que problemas tão básicos, como o da água e do saneamento básico, continuem, de facto, a não ser uma prioridade do trabalho autárquico.

Quanto ao Rio Sousa, os dirigentes de “Os Verdes”, verificaram a falta de limpeza das margens do rio e o facto desta situação criar problemas de saúde pública, por serem albergue de ratos, ratazanas e mesmo cobras e destino de descargas de efluentes domésticos. “Os Verdes” alertam ainda para o facto do Rio Sousa se encontrar actualmente coberto por uma infestante que, ao não permitir a entrada de ar e luz no rio, provoca a morte dos peixes ali existentes.

“Os Verdes” adiantam que, através do seu Grupo Parlamentar, irão elaborar um conjunto de requerimentos no sentido de se obterem respostas sobre estes problemas por parte entidades com responsabilidades nesta área, respostas essas da qual oportunamente daremos conhecimento às populações em causa e à comunicação social.

O Gabinete de Imprensa
21 de Setembro de 2005
Voltar