Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
28/10/2005
TEORIAS DO PS E DO BE DERROTADAS PELO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL - “OS VERDES” QUEREM ALTERAÇÃO NA LEI DO ABORTO NO PARLAMENTO ATÉ FINAL DO ANO
Depois de o Tribunal Constitucional chumbar o referendo ao aborto (proposto insistentemente pelo PS e pelo BE), “Os Verdes” consideram que estes dois partidos devem assumir imediatamente a sua responsabilidade e decidir, desde já, que a lei penal relativa ao aborto vai ser alterada até ao final do ano na Assembleia da República.
 
27/10/2005
AMANHÃ - “OS VERDES” VISITAM LIXEIRAM ILEGAL EM FERREIROS, BRAGA
Uma comitiva do Partido Ecologista “Os Verdes”, que inclui o dirigente nacional Celso Ferreira, visita amanhã, pelas 11.00h, um terreno, próximo do Rio Este, onde estarão a ser depositados ilegalmente diversos tipos de resíduos.
25/10/2005
POR INICIATIVA DE “OS VERDES” - MINISTRO DO AMBIENTE NO PARLAMENTO TEIMA NA CO-INCINERAÇÃO
O Sr. Ministro do Ambiente deslocou-se hoje à Comissão Parlamentar, por iniciativa de “Os Verdes”, para prestar esclarecimentos sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNA).
20/10/2005
Declaração política proferida pela deputada Heloísa Apolónia, na Assembleia da República, sobre co-incineração
Declaração política proferida pela deputada Heloísa Apolónia, na Assembleia da República, sobre co-incineração no dia 19 de Outubro de 2005
20/10/2005
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE IRREGULARIDADES NA GESTÃO DO FUNDO FLORESTAL PERMANENTE
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou hoje na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, sobre as irregularidades detectadas pelo Inspecção-Geral de Auditoria e Gestão (IGA) na gestão do programa do Fundo Florestal Permanente (FFP), nomeadamente no que diz respeito a conflitos de interesse evidenciadas por vários colaboradores, e também quanto à falta de critérios objectivos de avaliação das candidaturas.
 
19/10/2005
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA SOBRE ANÚNCIO DE CO-INCINERAÇÃO NO OUTÃO
O Sr. Primeiro-ministro anunciou ontem que vai avançar com a co-incineração em Souselas e no Outão.
19/10/2005
O PRIMEIRO-MINISTRO E A CO-INCINERAÇÃO: TEIMOSIA E DESONESTIDADE PARA ACERTAR CONTAS COM QUEM?
“Os Verdes” questionaram, por diversas vezes, no plenário da Assembleia da República, o Sr. Primeiro-Ministro sobre as suas verdadeiras intenções relativamente à co-incineração
17/10/2005
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE OBRIGATORIEDADE DE DESPISTAGEM DE VIH/SIDA NAS FORÇAS ARMADAS
A deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou hoje na Assembleia da República um requerimento em que questiona o Governo, através do Ministério da Defesa Nacional, sobre a obrigatoriedade de despistagem do VIH/SIDA nas Forças Armadas Portuguesas.
17/10/2005
PRIMEIRO COMENTÁRIO DE “OS VERDES” AO OE 2006 ENTREGUE HOJE NO PARLAMENTO
O Orçamento de Estado (OE) para 2006 é um documento submetido de corpo e alma ao pacto de estabilidade e crescimento, mais uma vez um orçamento elaborado com um fim primeiro: o de diminuir o défice, um défice apenas indexado à evolução do PIB, constituindo assim um objectivo afastado daquelas que são a realidade e as necessidades dos portugueses.
15/10/2005
Conclusões do Conselho Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" de 2005-10-15
O Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” reunido hoje, sábado, dia 15 de Outubro, na sua sede nacional em Lisboa, fez a avaliação dos resultados das eleições para os órgãos das autarquias locais, a análise da situação eco-política nacional e definiu as prioridades de intervenção a curto e a médio prazo.
14/10/2005
AMANHÃ - “OS VERDES” REÚNEM CONSELHO NACIONAL
O Partido Ecologista «Os Verdes» irá reunir amanhã, Sábado, dia 15 de Outubro, o seu Conselho Nacional (órgão máximo do Partido entre Convenções), na Sede do Partido, em Lisboa.
14/10/2005
“OS VERDES” QUEREM DADOS CONCRETOS SOBRE POLUIÇÃO PROVOCADA PELA EMPRESA FUNDÍNIO EM MATOSINHOS
Foram hoje entregues na Assembleia da República, pelo deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira, dois requerimentos em que são pedidas explicações ao Governo, através do Ministério do Ambiente, e à Câmara Municipal de Matosinhos, sobre a alegada poluição sonora e atmosférica produzida pela empresa de fundição de alumínio, Fundínio, localizada na Senhora da Hora, Matosinhos.
13/10/2005
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE ALEGADOS CONSUMOS DE ÁLCOOL E DROGA PELAS FORÇAS DE SEGURANÇA
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou hoje na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Administração Interna (MAI), sobre o alegado consumo de álcool e consumo e tráfico de droga pelas forças de segurança.
11/10/2005
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE CONTAMINAÇÃO COM METAIS PESADOS DO PARQUE DA CERCA – MARINHA GRANDE
O deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira, entregou hoje na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre a alegada contaminação do Parque da Cerca na Marinha Grande com metais pesados, de acordo com uma notícia publicada no jornal Tribuna da Marinha Grande.
10/10/2005
“Os Verdes” fazem análise dos resultados das Eleições Autárquicas
A Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" reunida hoje na sua sede nacional, em Lisboa, fez a primeira análise dos resultados das eleições autárquicas
07/10/2005
“OS VERDES” SAÚDAM ATRIBUIÇÃO DO NOBEL DA PAZ À AIEA
O Partido Ecologista “Os Verdes” saúda a atribuição do Prémio Nobel da Paz, pelo Comité Nobel Norueguês, à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e a ElBaradei, director-geral da AIEA.
07/10/2005
“OS VERDES” PROMOVEM AUDIÇÃO PUBLICA SOBRE OGM NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O Grupo Parlamentar “Os Verdes” vai realizar no próximo dia 11 de Outubro, terça-feira, uma audição pública que tem como objectivo recolher contributos sobre o Decreto-Lei que regula o cultivo de variedades geneticamente modificadas, recentemente publicado.
06/10/2005
AMANHÃ - Jantar de candidatos de "Os Verdes" em Póvoa de Lanhoso
Temos o prazer de convidar os senhores e senhoras jornalistas para comparecerem no jantar de candidatos do Partido Ecologista “Os Verdes”, nas listas da CDU, à Póvoa de Lanhoso.
05/10/2005
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE MORTANDADE DE PEIXES NO RIO CORGO
O deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira, entregou ontem na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e Câmara Municipal de Peso da Régua, sobre a recente mortandade de peixes ocorrida no Rio Corgo.
04/10/2005
Amanhã - Apresentação dos Candidatos do Partido Ecologista "Os Verdes" à Junta de Freguesia de Água Longa - Santo Tirso
Temos o prazer de convidar os senhores e senhoras jornalistas para a apresentação dos candidatos do Partido Ecologista “Os Verdes”, integrados nas listas da CDU, à Junta de Freguesia de Água Longa (Concelho de Santo Tirso)
03/10/2005
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE VENDA DA COMPAL - ALMEIRIM
A deputada de “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou hoje na Assembleia da república um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Economia e Inovação, sobre a venda Compal, cujas unidades industriais estão instaladas em Almeirim.
03/10/2005
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE VENDA DA COMPAL - ALMEIRIM
A deputada de “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou hoje na Assembleia da república um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Economia e Inovação, sobre a venda Compal, cujas unidades industriais estão instaladas em Almeirim.
30/09/2005
Jantar de Apoio à Candidatura da CDU - Almeirim
A comissão concelhia da CDU de Almeirim promove na próxima sexta-feira, dia 30 de Setembro, um jantar de apoio à candidatura da CDU, em Almeirim, no salão Moinho de Vento, pelas 20.30h.
28/09/2005
ABORTO – O PS GOVERNA PARA QUEM?
“Os Verdes” consideram de uma profunda irresponsabilidade a decisão do PS de não alterar a lei do aborto na Assembleia da República, depois do chumbo ao referendo pelo Tribunal Constitucional.
28/09/2005
CDU-SANTA MARIA DA FEIRA ALERTA PARLAMENTO EUROPEU PARA POLUIÇÃO DA ÁGUA EM RIO MEÃO
A CDU (coligação PCP-PEV) de Santa Maria da Feira enviou hoje ao Parlamento Europeu uma petição sobre a poluição nos furos e poços de captação de água para consumo, em Riomeão (Santa Maria da Feira), com graves consequências para a saúde pública e para o ambiente.
28/09/2005
"Os Verdes" em Braga - programa das acções de campanha
Distribuição de material de campanha na Póvoa de Lanhoso – iniciativa de “Os Verdes”
28/09/2005
“OS VERDES” VOTARÃO AMANHÃ CONTRA LEI QUADRO DA ÁGUA
“Os Verdes” lamentam que o PS tenha hoje rejeitado as propostas dos deputados ecologistas de alteração à proposta de lei quadro da água.
28/09/2005
ABORTO – O PS GOVERNA PARA QUEM?
“Os Verdes” consideram de uma profunda irresponsabilidade a decisão do PS de não alterar a lei do aborto na Assembleia da República, depois do chumbo ao referendo pelo Tribunal Constitucional.
27/09/2005
"Os Verdes" contra proposta de realização de referendo sobre IVG
Discute-se amanhã, 28 de Setembro de 2005, na Assembleia da República, por iniciativa do PS, o Projecto de Resolução que propõem a realização de um referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG).
27/09/2005
"Os Verdes" reúnem com Direcção do Parque Natural Sintra-Cascais
Uma delegação do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, que inclui o deputado José Luís Ferreira, reuniu dia 27 de Setembro com a direcção do Parque Natural Sintra-Cascais. Esta iniciativa teve como principal objectivo avaliar a situação em que se encontra o Parque Natural Sintra-Cascais.
26/09/2005
CDU Almeirim apresentou queixa na GNR por danificação de cartazes
A CDU de Almeirim apresentou queixa na GNR por danificação de vários cartazes e muppies de campanha eleitoral.
23/09/2005
Responsabilidade da SIMRia no Saneamento da Feira: "Os Verdes" questionam, Governo não responde
“Os Verdes” confrontaram hoje o governo, no plenário da Assembleia da República, com as eventuais responsabilidades da SIMRia, no que diz respeito à construção, no Concelho de Santa Maria da Feira, das seis ETAR´s que estiveram na origem da suspensão, por parte do Banco Europeu de Investimentos (BEI), de 60 milhões de euros, conforme estava acordado.
22/09/2005
"Os Verdes" denunciam: diploma do Governo Sobre Transgénicos foi Publicado com lacunas graves
Ontem foi publicado o Decreto-lei que regula o cultivo de Organismos Geneticamente Modificados (OGM).
22/09/2005
"Os Verdes" Chocados com afirmações do Secretário de Estado do Ambiente
De acordo com notícias publicadas, o Sr. Secretário de Estado do Ambiente considerou ontem que as alterações climáticas não se encontram nas prioridades de resposta política do Governo.
 
22/09/2005
"Os Verdes" votam contra a alteração da moldura penal para crimes de incêndio florestal
Discute-se hoje na Assembleia da República o Projecto de Lei que tem por objectivo alterar a moldura penal para o crime de incêndio florestal, mais exactamente, alterar a pena mínima de 3 para 4 anos, quando o crime é praticado com dolo.
21/09/2005
"Os Verdes" Preocupados com mau funcionamento da ETAR de Paredes e com poluição no rio Sousa
Uma Delegação do Partido Ecologista "Os Verdes" deslocou-se, no dia 21 de Setembro, à ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Paredes, com vista a verificar as deficiências e problemas da sua laboração. Deslocou-se ainda à Freguesia de Novelas, no Lugar da Ponte, com o objectivo percorrer as margens do Rio Sousa e conhecer os diversos problemas de poluição aí existentes.
20/09/2005
Por Iniciativa de “Os Verdes” Ministro do Ambiente vem ao Parlamento Explicar Plano de Ordenamento da Arrábida
Foi hoje aprovada na comissão parlamentar de ambiente, na Assembleia da República, uma proposta de “Os Verdes” de audição com o Sr. Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNA).
19/09/2005
Por Iniciativa de “Os Verdes” Sintra Aprova Moção Contra Organismos Geneticamente Modificados
Por iniciativa do Partido Ecologista “Os Verdes”, a Assembleia Municipal de Sintra aprovou, no passado dia 16 de Setembro, uma moção que prevê a realização de diligências no sentido de declarar o município de Sintra como “Município Livre de Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s)”, evitando, em parceria com Associações de Agricultores e outras entidades, a introdução de culturas transgénicas no Concelho de Sintra.
19/09/2005
"Os Verdes" Querem Explicações Sobre Intervenções Na Tapada Do Mouco - Parque Natural Sintra Cascais
O deputado de “Os Verdes”, José Luís Ferreira, entregou hoje na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, sobre as recentes intervenções efectuadas na Tapada do Mouco
18/09/2005
OS VERDES apresentam candidatos ao Grando Porto
O Partido Ecologista "Os Verdes" apresentou no Parque da Cidade do Porto o conjunto dos seus candidatos que integram as listas da CDU nos concelhos de Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar e Maia.
16/09/2005
Reacção dos Verdes à decisão de Jaime Gama de admissão do Projecto de Referendo ao Aborto do PS
“Os Verdes” consideram que a admissão do projecto de resolução do PS sobre o referendo ao aborto já era de esperar por parte do Presidente da Assembleia da República.
16/09/2005
"Os Verdes" preocupados com manifestação homofoba
O Governo não teve pudor em proibir a manifestação dos militares que visava protestar contra a política do Executivo PS, mas o mesmo Governo não hesitou na autorização de uma manifestação com objectivos claramente homófobos, na medida em que tem como contestação central os direitos dos homossexuais.
15/09/2005
Depois da Sessão Pública Sobre a Lei-Quadro da Água, Ontem Realizada no Parlamento, “Os Verdes” vão Propor Alargamento de Prazos para Trabalhar este Processo Legislativo
Ontem, os participantes na sessão pública que decorreu no Parlamento, para apreciação da lei quadro da água, tornaram claro o seu generalizado descontentamento com os curtos prazos estabelecidos para a discussão pública, bem como críticas concretas à filosofia e às medidas contidas na proposta de lei do Governo.
14/09/2005
Não seja espectador comprometa-se com a Mudança
Campanha por uma nova cultura da água
14/09/2005
Os Verdes com Nova Cara no Parlamento
José Luís Ferreira, 43 anos de idade, licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, será a futura cara de “Os Verdes” na Assembleia da República, em substituição temporária do deputado Francisco Madeira Lopes.
13/09/2005
Governo é que Provoca Clivagens com os Militares, O que teme o Governo?
Todos já percebemos que as manifestações e os actos públicos de protesto à política do Governo incomodam e irritam muito o Eng.º José Sócrates. Daí o esforço do Governo no sentido de impedir a manifestação dos militares.
13/09/2005
Governo PS a Controlar Contas Públicas em Causa Indicação de Oliveira Martins para Tribunal de Contas
“Os Verdes” consideram que a indicação de Guilherme Oliveira Martins para Presidente do Tribunal Constitucional revela uma clara intenção por parte do PS de dominar a actividade de controlo exercida pelo Tribunal de Contas.
13/09/2005
“Os Verdes” Manifestam Solidariedade com os Pescadores de Sesimbra
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”, tendo tomado conhecimento da acção de protesto que se realizará amanhã durante a madrugada e a manhã, vem, desta forma, manifestar a sua solidariedade para com os pescadores de Sesimbra no que concerne aos efeitos das restrições à pesca, decorrentes do regulamento do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNA), concretamente no âmbito do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha.
26/08/2005
Verdes defendem frota própria de meios aéreos e alargamento da época de fogos
“OS VERDES” DEFENDEM FROTA PRÓPRIA DE MEIOS AÉREOS E ALARGAMENTO DA ÉPOCA DE FOGOS
24/08/2005
Os Fogos Agravam Emissões de CO2 numa Floresta à Deriva
“Os Verdes” estão profundamente preocupados com os níveis de emissões de gases com efeito de estufa decorrentes da dimensão que os incêndios florestais atingem, provocando uma subida considerável da libertação de CO2.