|
10/10/2005 |
“Os Verdes” fazem análise dos resultados das Eleições Autárquicas |
|
A Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" reunida hoje na sua sede nacional, em Lisboa, fez a primeira análise dos resultados das eleições autárquicas, da qual decidiu destacar os seguintes pontos:
1. Saudar todos os candidatos e activistas dos Verdes e da CDU, que por todo o Pais, se empenharam activamente na afirmação e na divulgação das propostas da CDU nesta campanha, contribuindo desta forma para a obtenção dos bons resultados que a Coligação Democrática Unitária veio a registar, confirmando a CDU como uma força política nacional extremamente importante, também ao nível do poder local democrático.
2. ”Os Verdes” não podem deixar de registar o facto do crescimento da CDU se ter verificado por todo o País, com destaque para o Distrito de Setúbal, no qual a CDU passa a deter as Presidências de Câmara de 10 dos 13 Municípios e passar a ser a primeira força política da Área Metropolitana de Lisboa.
3. A derrota do Partido Socialista nestas eleições autárquicas é tanto mais significativa, se tivermos em conta que é a segunda derrota consecutiva em eleições autárquicas e que ocorre oito meses após as eleições legislativas, nas quais obteve uma maioria absoluta.
Para “Os Verdes” estes resultados fortemente penalizadores para o PS não podem ser desligados das políticas que o seu Governo tem vindo a prosseguir.
Espera-se agora que o Partido Socialista e Engº José Sócrates saibam interpretar os sinais que os Portugueses procuraram, através do voto, transmitir.
A Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes"
Lisboa, 10 de Outubro de 2005