|
03/10/2005 |
“OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES SOBRE VENDA DA COMPAL - ALMEIRIM |
|
A deputada de “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou hoje na Assembleia da república um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Economia e Inovação, sobre a venda Compal, cujas unidades industriais estão instaladas em Almeirim.
A Compal assume uma importância para a economia nacional, mas também uma importância profunda para a economia regional e local onde tem as suas unidades industriais instaladas, designadamente em Almeirim – neste município representa mesmo a única grande empresa do concelho.
Essa importância económica revela-se, por exemplo, nos postos de trabalho que representa, mas também no contributo para o escoamento de produtos de origem regional, como tomates e pêssegos.
São, entretanto, já conhecidas várias propostas para a compra da Compal, e todas elas de grupos estrangeiros.
Conhecendo a tendência crescente e extremamente preocupante de deslocalização de unidades de produção para fora de Portugal, é legítimo encontrar uma preocupação em relação aos futuros “proprietários” da Compal, bem como às condições de venda desta empresa de sumos e néctares, nomeadamente em relação às garantias que serão dadas aos trabalhadores na manutenção dos seus postos de trabalho.
Assim, “Os Verdes” pretendem ver esclarecidas pelo Ministério da Economia e Inovação, as seguintes questões:
• Está o Governo a par das propostas que têm surgido para a compra da Compal?
• Tem o Governo informação sobre se estão, desde já, a acautelar-se os direitos dos trabalhadores e a sua produção em Portugal?
O Gabinete de Imprensa
3 de Outubro de 2005