|
15/04/2010 |
“OS VERDES” QUESTIONAM GOVERNO SOBRE PARQUES DE PEDRAS SALGADAS E VIDAGO |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Economia, sobre os projectos turísticos da Unicer, nos Parques de Pedras Salgadas e Vidago.
PERGUNTA:
A Unicer tem em desenvolvimento o projecto Aquanattur nos Parques de Pedras Salgadas e Vidago. Tendo sido classificado como projecto PIN (de Potencial Interesse Nacional), foi apresentado como uma reconversão desses dois importantes parques termais.
Para Pedras Salgadas estava previsto um open resort, 2 hotéis (Hotel Avelames e nova unidade), SPA Termal, espaços museológicos, um jardim temático, zonas de comércio e mostra de oficinas artesanais, restauração e eventos.
Para Vidago, estava previsto a reabilitação do Hotel Vidago Palace, SPA de luxo, alargamento do Campo de Golfe para 18 buracos, zona residencial, pólo de turismo de habitação, extensão de uma fundação e centro de Conferências. O projecto incluía também a deslocalização da fábrica de engarrafamento das Águas de Vidago para Pedras Salgadas, concentrando a actividade. Para este projecto pretendia-se conseguir certificação ambiental.
Contudo, os projectos turísticos Vidago e Pedras Salgadas atrasaram-se na construção e não receberam os apoios acordados em 2006. Nessa altura, a Unicer, promotora do projecto, tinha garantido 15 milhões de euros a fundo perdido e 10 milhões de euros de financiamento com taxas de juro zero. Estes 25 milhões de euros de incentivos traduziram-se na prática por um apoio de nove milhões de euros, segundo a Unicer divulgou à comunicação social.
Como o projecto não ficou concluído até ao final de 2008, o terceiro Quadro Comunitário de Apoio, ao abrigo do qual tinham sido dados os incentivos, terminou e os apoios transitaram para o QREN, que cobre apenas 10% do total do investimento.
Actualmente, está previsto o Vidago Palace ser inaugurado a 6 de Outubro de 2010, após ter fechado ao público em Novembro de 2006, com o SPA, o campo de golfe e um parque recuperado. A Unicer entregou a gestão hoteleira ao grupo GLA.
A primeira fase do projecto Pedras Salgadas estará, segundo a Unicer, concluída em 2010, com abertura do SPA termal e de um parque com cinco hectares. Entretanto o acesso ao Parque de Pedras Salgadas continua a estar vedado ao público.
No âmbito da evolução do processo, de acordo com o divulgado pela comunicação social, foi ainda questionada a fruição pública das piscinas, do parque e de outras infra-estruturas.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Que acompanhamento tem sido feito ao projecto Aquanattur, na sua implementação, enquanto projecto de Potencial Interesse Nacional?
2. O projecto obteve, está em vias de obter ou estão a ser efectuadas diligências no sentido de obter certificação ambiental?
3. Para quando prevê esse Ministério a conclusão do projecto, sobretudo em Pedras Salgadas?
4. Que fruição pública está garantida no que diz respeito aos espaços e infra-estruturas do projecto?