|
07/10/2005 |
“OS VERDES” SAÚDAM ATRIBUIÇÃO DO NOBEL DA PAZ À AIEA |
|
O Partido Ecologista “Os Verdes” saúda a atribuição do Prémio Nobel da Paz, pelo Comité Nobel Norueguês, à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e a ElBaradei, director-geral da AIEA.
“Os Verdes” consideram que este é um sinal de extrema importância no sentido de alertar para a necessidade de uma maior fiscalização e controlo nesta área, mesmo nos casos em que a utilização da energia nuclear se destine a fins pacíficos. A entrega deste prémio ocorre num momento particularmente importante, uma vez que alguns países se preparam para investir, perigosamente, em programas nucleares cujas aplicações são duvidosas.
Para “Os Verdes”, o nuclear representa um risco permanente para a segurança, o equilíbrio ambiental, a saúde, o bem-estar e para o próprio desenvolvimento. Trata-se de uma potencial ameaça global e permanente para a humanidade, e por isso impõe-nos a todos a responsabilidade de agir para prevenir as pesadas consequências que do seu uso podem resultar.
Ao colocar em causa o equilíbrio ecológico planetário e a segurança, o recurso ao nuclear compromete seriamente a paz e a solidariedade devida para com as gerações futuras.
É por todas estas razões que “Os Verdes” se congratulam com a atribuição deste prestigiado prémio a uma entidade que se tem empenhado, com os maiores esforços, no sentido de impedir que a energia nuclear seja utilizada para fins militares.