Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados

Imprimir página
22/05/2020
BRAGA - Carta aberta à Câmara Municipal - “Pela Manutenção e Preservação de um Património Arbóreo Saudável, Seguro e Ecologicamente Sustentável na Cidade de Braga”
O Coletivo Regional de Braga do PEV endereçou ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Braga uma Carta aberta, a manifestar a sua preocupação relativamente ao abate de centenas de árvores na cidade.

O Partido Ecologista Os Verdes apela a que esta intervenção seja reconsiderada de modo a evitar a destruição do património arbóreo e restringir o abate às árvores identificadas pelo estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro- UTAD.

Os Verdes consideram que, na persecução de metas e medidas ambientais em prol de cidades ecologicamente sustentáveis, é fundamental reconhecer o contributo indiscutível e insubstituível das árvores e o seu papel sobre o ambiente urbano.

As árvores em meio urbano são imprescindíveis para a redução das emissões de carbono e para a renovação e otimização da qualidade do ar, pois constituem excelentes filtros para os poluentes urbanos e para as partículas finas em suspensão que têm como principal fonte o tráfego automóvel.

Por outro lado, o património arbóreo é responsável pela preservação da biodiversidade e desempenha um papel preponderante na mitigação das alterações climáticas, através do sombreamento que proporciona e na amenização do clima.

O Coletivo Regional de Braga do PEV considera ainda impreterível a criação de um Regulamento de Gestão do Arvoredo que deve incluir o levantamento de todo o Património Arbóreo do Concelho e permitir a articulação e sistematização de diversas intervenções quanto ao planeamento, implantação, gestão e manutenção do arvoredo.

Informamos os senhores e as senhoras jornalistas que para mais informações ou esclarecimentos adicionais deverão contactar Filipe Gomes, membro do Conselho Nacional do PEV, através do número de telemóvel 911 058 681.

Consulte aqui a Carta Aberta

O Coletivo Regional de Braga do PEV - Partido Ecologista Os Verdes
Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
T: 213 919 642 - TM: 910 836 123