Pesquisa avançada

Comunicados 2010

Imprimir página
27/09/2010
HOJE - 27 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO TURISMO - ANIVERSÁRIO DA LINHA DO TUA - DEFENSORES DA LINHA DO TUA ENTREGARAM CARTA ABERTA A SECRETÁRIO DE ESTADO

O Partido Ecologista “Os Verdes”, em conjunto com outras entidades defensoras da Linha do Tua (Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, Movimentos de Defesa da Linha e Associações Ambientalistas) entregou hoje – Dia Mundial do Turismo e Aniversário da Linha do Tua - ao Sr. Secretário de Estado do Turismo, e também ao Sr. Secretário de Estado do Ambiente, que o acompanhava, uma carta aberta em defesa do enorme potencial turístico que representa a Linha Ferroviária do Tua. Esta carta foi entregue ao Sr. Secretário de Estado na Estação de Santa Apolónia, no momento da sua partida para Castelo Branco, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo dedicado, este ano, à biodiversidade.

As entidades subscritoras desta carta aberta organizaram um “comboio humano”, composto por imagens fotográficas da Linha do Tua, que acompanhou o Sr. Secretário de Estado do Turismo e a sua comitiva ao comboio e se despediu dele.

Em carta aberta, que anexamos, e perante a iniciativa do Governo de se deslocar através do comboio, um dos transportes mais amigos do ambiente, a Castelo Branco, no âmbito das comemorações, precisamente no dia em que a Linha do Tua faz 123 anos de existência, os subscritores apelaram ao Secretário de Estado para a necessidade da preservação e dinamização da Linha e do Vale do Tua, uma porta aberta de Trás-os-Montes ao Douro, a Portugal e ao mundo.

Aos órgãos de comunicação social: “Os Verdes” disponibilizarão imagens desta iniciativa em BETACAMDIGITAL a todos os interessados

CARTA ABERTA

Entidades subscritoras: Partido Ecologista “Os Verdes”; COAGRET; GAIA; Associação dos Amigos do Vale do Rio Tua; Movimento Cívico pela Linha do Tua; Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua; Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário.

Exmo. Senhor Secretário de Estado de Turismo,
É com satisfação que constatamos que o Senhor Secretário de Estado se desloca ao interior do país, a Castelo Branco, para comemorar o Dia Mundial do Turismo dedicado à biodiversidade, com um conjunto de visitas a locais de grande valor natural. Uma iniciativa que visa, por certo, chamar a atenção para o potencial turístico destes locais e para o contributo que podem dar para o desenvolvimento turístico daquela região.

É também com satisfação que constatamos que sendo, felizmente, esta região ainda servida de comboio, foi esse o meio de transporte escolhido para a deslocação. Permitindo-lhe uma viagem cómoda e tranquila até à estação de destino, é uma solução mais amiga do ambiente e mais económica para o erário público.

Sensibilizados com a iniciativa de hoje e dispostos a acreditar que não estamos perante uma mera acção de marketing, mas sim perante uma demonstração da vontade do Governo em promover um desenvolvimento que se sustenta na preservação e valorização dos nossos valores naturais e culturais, os subscritores acima referidos, desta Carta Aberta, não podiam deixar de apelar ao Senhor Secretário de Estado do Turismo para a seguinte e feliz coincidência.

Foi neste mesmo dia que há precisamente 123 anos, noutra região do interior do país, Trás-os-Montes, num local também ele de grande valor natural, rico em biodiversidade, o Vale do Tua, se comemorou a abertura solene do primeiro troço da Linha ferroviária do Tua, com 54 km de extensão e várias obras de arte. Uma Linha que se integra de forma harmoniosa na paisagem do Vale, entre grandes fragas e que é, ainda hoje, reconhecida como uma das obras-primas da engenharia portuguesa do séc. XIX.

Lamentamos, no entanto, não poder convidar actualmente o Senhor Secretário de Estado a fazer uma viagem de comboio, tal como a que fará hoje, visto que a Linha está (parcialmente) desactivada. Esta situação é o resultado de décadas de abandono, de negligência, de indiferença do poder central face a uma região constantemente sacrificada em prol da solidariedade nacional e dos interesses económicos.

Em 2006, viajaram na Linha do Tua cerca de 45.000 passageiros, dos quais muitos turistas dispostos a conhecer um património único num Vale ainda em estado puro e selvagem.

Ao longo do Vale e da Linha do Tua há vários pontos de interesse: Caldas de São Lourenço e Caldas de Carlão com as suas águas milagrosas, Praia do Azibo, Parque Nacional de Montesinho, entre outros.

A Linha do Tua aliada à gastronomia, à história, à cultura, é o caminho para desenvolver o turismo numa das sub-regiões mais pobres da Europa dos 27. A Linha e o Vale do Tua, constituem um património cultural e natural imensurável, de grande beleza e com um potencial turístico elevadíssimo.
A Linha do Tua recuperada até Bragança e construído o troço até Puebla de Sanábria, como projectado inicialmente, permitirá uma maior mobilidade em toda a região e a ligação à rede de alta velocidade europeia.

A Linha do Tua e a Linha do Douro, recuperada a sua ligação até Espanha, permitem ligar de comboio 5 patrimónios da Humanidade, classificados pela UNESCO: Guimarães, Porto, Douro Vinhateiro, Vale do Côa e Salamanca.

Contudo, e como será do conhecimento do Senhor Secretário de Estado, actualmente, o troço Tua – Mirandela, com 54 km, encontra-se ameaçado pela construção de uma barragem na foz do Rio Tua, que amputará definitivamente a ligação desta via ao Douro, isolará ainda mais esta região já despovoada e criará uma ferida aberta na paisagem do Alto Douro Vinhateiro, classificada pela UNESCO.

Face ao atrás exposto e para que os portugueses acreditem na importância dos actos políticos em efemérides como o “Dia Mundial do Turismo”, apelamos à sensibilidade do Senhor Secretario para a necessidade da preservação e dinamização da Linha e do Vale do Tua, uma porta aberta de Trás-os-Montes ao Douro, a Portugal e ao mundo. Nesse sentido, aguardamos uma posição oficial do Senhor Secretario de Estado relativamente à situação da Linha do Tua, património actualmente em vias de classificação como Bem de Interesse Nacional.

“...reconhecemos na linha ferroviária do Tua, um valor patrimonial de excepção nos domínios histórico, social, técnico e paisagístico.”
Parecer do IGESPAR para a abertura do procedimento de classificação da Linha Ferroviária do Tua (Diário da Republica, II Série, No 175, 8 de Setembro de 2010)
Os subscritores
Lisboa, Santa Apolónia, 27 de Setembro de 2010