Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2007
 
 
Comunicados 2007
Partilhar

|

Imprimir página
04/10/2007
LINHAS DE MUITO ALTA TENSÃO - “OS VERDES” EXIGEM PRESENÇA DO MINISTRO DA ECONOMIA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”, através do Deputado Francisco Madeira Lopes, levou hoje ao Plenário da Assembleia da República a problemática das linhas de muito alta tensão que a REN pretende impor às populações.
O Deputado ecologista saudou as sucessivas acções das populações que se vêm ameaçadas por estas linhas de muito alta tensão, em Sintra, na Trafaria, em Carnide, em Serzedelo, em Arcos de Valdevez, em Vale de Fuzileiros, em Portimão só para dar alguns exemplos. Mais, considerou que a razão que o Supremo Tribunal Administrativo deu às populações que se sentem lesadas pela instalação da linha Fanhões – Trajouce (concelhos de Sintra e Cascais) é um exemplo do reconhecimento judicial aos direitos fundamentais dos cidadãos à saúde, ao ambiente e à qualidade de vida.
“Os Verdes” entendem que cabe agora à REN acatar esta decisão judicial, invertendo a decisão tomada e encontrando outras soluções alternativas de traçado que sendo mais onerosas, salvaguardam um bem que não tem preço – a saúde das populações e os valores paisagísticos.
Face à resistência da REN, face ao silêncio dos membros do Governo no caso de Sintra e à anuência de sucessivas intenções da REN, por parte do Executivo, de instalação de diversas linhas de muito alta tensão pelo país, com traçados que afectam directamente as pessoas, o Grupo Parlamentar “Os Verdes” entregou hoje na Assembleia da República uma proposta para que o Sr. Ministro da Economia, Manuel Pinho, se desloque rapidamente ao Parlamento a fim de prestar os necessários esclarecimentos que se impõem sobre as linhas de muito alta tensão, tendo em conta todos os dados disponíveis, incluindo o Plano Nacional Saúde e Ambiente e o relatório do Bionitiative Working Group, que manifesta sérias preocupações científicas sobre os limites de radiações hoje admissíveis.
 


Ver tambêm:

Intervenção na AR- Linhas de Muito Alta Tensão

Voltar