Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2007
 
 
Comunicados 2007
Partilhar

|

Imprimir página
16/10/2007
A PROPÓSITO DO TRAÇADO DO IC3
A VEREADORA DA CDU ACUSA ELEITOS DO PS NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMEIRIM DE NEGAREM À POPULAÇÃO O DIREITO LEGÍTIMO À INFORMAÇÃO E A SER OUVIDAS
12/10/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE O ATRASO NO PAGAMENTO DE BOLSAS ERASMUS
O Deputado do grupo Parlamentar “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre o atraso no pagamento de bolsas ERASMUS.
12/10/2007
REACÇÃO DOS VERDES À ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO NOBEL DA PAZ
“Os Verdes” consideram muito positivo que este ano o Nobel da Paz se tenha direccionado para a problemática das alterações climáticas, que podem ter efeitos devastadores no futuro ao nível económico, social e ambiental, com fenómenos climáticos extremos que promovam a morte de milhares de seres humanos, a delapidação de recursos naturais e obriguem a migrações de populações em larga escala.
12/10/2007
SANEAMENTO BÁSICO EM PEDRAS SALGADAS PREOCUPA “OS VERDES”
Uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes” reúne na próxima segunda-feira, dia 15 de Outubro, com o Presidente da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
11/10/2007
“OS VERDES” CONTRA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM NA FOZ DO TUA
Hoje, numa declaração política sobre o Programa Nacional de Barragens proferida na Assembleia da República, a Deputada Heloísa Apolónia do Grupo Parlamentar “Os Verdes” pronunciou-se mais uma vez contra a construção da barragem na Foz do Tua.
11/10/2007
AMANHÃ - “OS VERDES” EM VIENA DE ÁUSTRIA
Uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes”, composta pelos dirigentes nacionais Victor Cavaco e Lídia Mateus, desloca-se amanhã a Viena de Áustria para participar no 7º Conselho dos Verdes Europeus.
11/10/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE ACTUAÇÃO DAS FORÇAS POLICIAIS
O Deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, sobre a actuação das forças policiais, nomeadamente sobre os mais recentes acontecimentos na Covilhã, Montemor-o-Velho e Avis.
10/10/2007
“OS VERDES” AVERIGUAM LEGALIDADE DE PEDREIRA
Uma delegação de “Os Verdes” constituída pelo dirigente nacional Celso Ferreira e pelo activista Júlio Sá desloca-se na próxima sexta-feira, 12 de Outubro, ao Lugar do Carvalho (Freguesia de Pedralva, Concelho de Braga) para averiguar a legalidade de uma pedreira existente no local, assim como a possibilidade de utilização indevida do espaço público por parte da mesma pedreira. Estarão também presentes nesta acção alguns dos eleitos na Assembleia de Freguesia de Pedralva.
09/10/2007
“OS VERDES” DENUNCIAM DESCARGAS ILEGAIS NO RIO AVE
Uma delegação de “Os Verdes”, que inclui o dirigente Celso Ferreira e o activista Júlio Sá, desloca-se na próxima quinta-feira, dia 11 de Outubro, ao Lugar do Mercado Novo (Freguesia de Pevidém, Concelho de Guimarães), para observar “in loco” as descargas ilegais que têm ocorrido no Rio Selho, um afluente do Rio Ave. Esta visita será acompanhada pela Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia.
09/10/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE CASO DE EXPLORAÇÃO LABORAL NOS CTT
A deputada de “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério do Trabalho e da Solidariedade e do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre a situação de uma mulher imigrante explorada laboralmente pelos CTT.
08/10/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE ESTATUTO DOS DIRIGENTES ASSOCIATIVOS MILITARES
A Deputada de “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou na Assembleia da república um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Defesa Nacional, sobre o estuto dos dirigentes associativos militares.
04/10/2007
LINHAS DE MUITO ALTA TENSÃO - “OS VERDES” EXIGEM PRESENÇA DO MINISTRO DA ECONOMIA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”, através do Deputado Francisco Madeira Lopes, levou hoje ao Plenário da Assembleia da República a problemática das linhas de muito alta tensão que a REN pretende impor às populações.
 
03/10/2007
CARTA ABERTA AO SR. MINISTRO DAS FINANÇAS - F
O nosso planeta e a humanidade defrontam neste momento um dos maiores desafios de sempre: lidar com o problema das alterações climáticas e com as suas gravosas consequências a nível ambiental, económico e social.
01/10/2007
VACINA DO CANCRO DO COLO DO ÚTERO - COMENTÁRIOS DE “OS VERDES” À DECISÃO DO GOVERNO DIVULGADA NA ANTENA 1
Depois de entregue e divulgado hoje o requerimento, dirigido ao Ministério da Saúde, no qual a deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes” colocou ao Governo um conjunto de questões sobre a vacina do cancro do colo do útero, tivemos conhecimento, através da rádio Antena 1, que o Governo optou pela comparticipação da vacina a 40%, e que a Direcção Geral de Saúde continua a elaborar um relatório no qual avaliará se a vacina é para integrar ou não no Plano Nacional de Vacinação.
01/10/2007
“OS VERDES” DESLOCAM-SE AO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS PARA EXIGIR ALTERAÇÕES À FISCALIDADE AMBIENTAL
Na próxima quarta-feira, dia 3 de Outubro, “Os Verdes” vão proceder à entrega, em mão, de uma carta aberta ao Sr. Ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, manifestando a necessidade de alterações legislativas concretas, relativas a fiscalidade ambiental, durante o próximo Orçamento de Estado para 2008, “Para um Orçamento mais Verde”.
01/10/2007
“OS VERDES” NO LUGAR DA FONTE PREOCUPADOS COM PROBLEMAS DE LABORAÇÃO DAS PEDREIRAS
Uma delegação de “Os Verdes”, que inclui o dirigente Celso Ferreira, o eleito na Assembleia Municipal de Braga, António Lima, e o activista Júlio Sá, desloca-se na próxima quarta-feira, dia 3 de Outubro ao Lugar da Fonte (Freguesia de Palmeira, Concelho de Braga), para uma reunião com um grupo de moradores.
29/09/2007
1 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DA ÁGUA - “OS VERDES” EXIGEM IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL PARA O USO EFICIENTE DA ÁGUA
Na véspera do Dia Nacional da Água, que se assinala amanhã, 1 de Outubro, “Os Verdes” lamentam o cenário que ainda se vive no nosso país.
28/09/2007
VOTOS VERDES DE LONGA VIDA PELOS 120 ANOS DA LINHA DO TUA
Amanhã passarão 120 anos sobre a inauguração oficial da Linha do Tua (troço Tua-Mirandela), um acontecimento de maior importância não só para os caminhos de ferro portugueses, para os quais esta linha representa uma obra prima de engenharia, mas sobretudo para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, para o Distrito de Bragança e para as suas populações, que receberam com grande alegria este evento e a quem a linha trouxe melhoria de vida, e progresso, representando durante muitos anos um meio de ligação privilegiado ao resto do país.
 
26/09/2007
IC3 – “OS VERDES” ALERTAM PARA CARTAS DO EIA ERRADAS
O Colectivo Regional de Santarém do Partido Ecologista “Os Verdes” considera inadmissível que as cartas de implantação das propostas de traçado do IC3, que sustentam o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) actualmente em consulta pública, estejam completamente ultrapassadas em termos de implantação das zonas urbanas e industriais e contenham vários erros em relação à localização de povoados e à implantação de infra-estruturas, como por exemplo, a ETAR Almeirim/Alpiarça.
26/09/2007
RECOMENDAÇÕES DE “OS VERDES” APROVADAS POR UNANIMIDADE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA
“Os Verdes” congratulam-se com a aprovação por unanimidade na Assembleia Municipal de Lisboa, realizada ontem, dia 25, das quatro recomendações apresentadas pelos seus deputados.
25/09/2007
“OS VERDES” CONGRATULAM-SE COM APELO DO PRIMEIRO-MINISTRO À ABOLIÇÃO DA PENA DE MORTE E SUGEREM APELO À ABOLIÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR
A propósito da anunciada intervenção do Primeiro-Ministro português e Presidente da União Europeia em exercício, hoje em Nova Iorque, na Assembleia Geral das Nações Unidas em defesa da abolição universal da pena de morte, “Os Verdes” afirmam o seu total apoio a este apelo.
25/09/2007
“OS VERDES” PREOCUPADOS COM EMBARCAÇÕES TÍPICAS DO TEJO
A Deputada do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Heloísa Apolónia, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Cultura, sobre as embarcações típicas do Estuário do Tejo.
24/09/2007
AMANHÃ – RECOMENDAÇÕES DE “OS VERDES” NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA
 O Grupo Municipal de “Os Verdes” entregou na Assembleia Municipal de Lisboa quatro recomendações:
22/09/2007
Carta Aberta a José Sócrates, Primeiro-Ministro Português e Presidente da União Europeia
Na sequência da Conferência sobre Alterações Climáticas e a Presidência Portuguesa da UE, o Partido Ecologista "Os Verdes" e o Grupo Verde no Parlamento Europeu interpelam o Primeiro-Ministro Português sobre quatro temas ambientais que consideram prioritários.
21/09/2007
AMANHÃ - ECOLOJOVEM “OS VERDES” EM ACÇÃO NO DIA EUROPEU SEM CARROS
No âmbito da Conferência Verde sobre Alterações Climáticas, que se realiza a 21 e 22 de Setembro em Lisboa, e da Presidência Portuguesa da União Europeia, a Ecolojovem, Juventude do Partido Ecologista “Os Verdes”, organiza em conjunto com os Jovens Verdes Europeus, uma iniciativa inserida no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de Setembro.
20/09/2007
ECOLOJOVEM “OS VERDES” EM ACÇÃO NO DIA EUROPEU SEM CARROS
No âmbito da Conferência Verde sobre Alterações Climáticas, que se realiza a 21 e 22 de Setembro em Lisboa, e da Presidência Portuguesa da União Europeia, a Ecolojovem, Juventude do Partido Ecologista “Os Verdes”, organiza em conjunto com os Jovens Verdes Europeus, uma iniciativa inserida no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de Setembro.
20/09/2007
VERDES EUROPEUS EM PORTUGAL - RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
A delegação do Grupo Verde no Parlamento Europeu que vai estar em Lisboa para a Conferência sobre Alterações Climáticas e as Estratégias a adoptar, a nível da Política Energética e de Transportes (que se realizará a 21 e 22 de Setembro), vai ser recebida hoje, às 20.30h, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
19/09/2007
PRESIDÊNCIA PORTUGUESA DA UE TRAZ VERDES EUROPEUS A PORTUGAL
No quadro da Presidência Portuguesa da União Europeia, uma delegação do Grupo Verde Europeu, que integra a Presidente e o Vice-Presidente do Grupo (Monica Frassoni e Claude Turmes) e um conjunto de outros Deputados da Comissão de Energia e Transportes, desloca-se a Portugal para participar na Conferência, organizada em conjunto com “Os Verdes” Portugueses, sobre Alterações Climáticas e as Estratégias a adoptar, a nível da Política Energética e de Transportes.
18/09/2007
VERDES EUROPEUS EM PORTUGAL VISITAM CENTRAL FOTOVOLTAICA DE SERPA
O Grupo Verde/EFA no Parlamento Europeu e o Partido Ecologista “Os Verdes” organizam, no quadro da Presidência Portuguesa da União Europeia, uma Conferência sobre questões relacionadas com as Alterações Climáticas e as Estratégias a adoptar, a nível da Política Energética e de Transportes, que se realizará nos dias 21 e 22 de Setembro em Lisboa.
17/09/2007
INCENTIVOS FISCAIS – ENERGIAS RENOVÁVEIS - “OS VERDES” QUEREM EXPLICAÇÕES
Francisco Madeira Lopes, deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério das Finanças e da Administração Pública, sobre os incentivos fiscais para aquisição de equipamentos novos para utilização de energias renováveis.
17/09/2007
HOJE - “OS VERDES” REÚNEM COM MUNICÍPIO DO BARREIRO A PROPÓSITO DOS TRANSPORTES COLECTIVOS
Tendo o Governo procedido à definição/atribuição de indemnizações compensatórias a empresas públicas e privadas, incluindo as que prestam serviços de transporte de passageiros;
 
16/09/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE COMPENSAÇÕES – NEMÁTODO DA MADEIRA DO PINHEIRO
Francisco Madeira Lopes, deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Agricultura, desenvolvimento Rural e das Pescas, sobre as compensações no âmbito do PROLUNP (Programa Nacional de Luta contra o Nemátodo da Madeira do Pinheiro).
14/09/2007
AMIANTO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES PREOCUPA “OS VERDES”
Heloísa Apolónia, Deputada do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Educação, sobre a utilização de amianto em edifícios escolares. No início de mais um ano lectivo, “Os Verdes” voltam a insistir numa questão que tem sido vergonhosamente negligenciada pelo Governo e que requer uma intervenção urgente.
13/09/2007
LISBOA - “OS VERDES” EUROPEUS DEBATEM ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO QUADRO DA PRESIDÊNCIA PORTUGUESA
O Grupo Verde/EFA no Parlamento Europeu e o Partido Ecologista “Os Verdes” organizam, no quadro da Presidência Portuguesa da União Europeia, uma Conferência sobre questões relacionadas com as Alterações Climáticas e as Estratégias a adoptar, a nível da Política Energética e de Transportes, que se realizará nos dias 21 e 22 de Setembro em Lisboa.
12/09/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE SISTEMA DE VIDEO-VIGILÂNCIA NA ARRÁBIDA E SADO
Heloísa Apolónia, deputada do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, sobre o sistema de vídeo-vigilância da Arrábida e Sado.
06/09/2007
Declaração Política do Deputado Francisco Madeira Lopes sobre a abertura do ano escolar
Declaração Política do Deputado Francisco Madeira Lopes sobre a abertura do ano escolar 2007/2008,
Assembleia da República, 6 de Setembro de 2007
30/08/2007
Verdes condenam decisão de avançar com Baixo-Sabor
O Partido Ecologista “Os Verdes” condena a decisão de se avançar com a construção de uma barragem hidroeléctrica no rio Sabor, Baixo-sabor, o último rio selvagem sem barragens em Portugal.
27/07/2007
“OS VERDES” PREOCUPADOS COM SEGURANÇA DA PONTE SALGUEIRO MAIA - SANTARÉM
O Deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre a segurança na ponte Salgueiro Maia, em Santarém, Almeirim.
26/07/2007
CÂMARA DE ALMEIRIM - MAIORIA PS APROVOU AUMENTO DAS TARIFAS DOS RESÍDUOS SUSTENTADAS EM VALORES QUE NÃO BATEM CERTO
A Vereadora da CDU, a dirigente de “Os Verdes” Manuela Cunha, acusa a maioria PS em Almeirim de ter aprovado, na passada reunião ordinária da Câmara Municipal, o aumento da tarifa de resíduos urbanos em mais de 30%, sustentado em valores que não correspondem à verdade.
26/07/2007
POSTO DA GNR DE BENCATEL – VILA VIÇOSA – PREOCUPA “OS VERDES”
O Deputado de “Os Verdes”, Álvaro Saraiva, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, atrav´s do Ministério da Administração Interna, sobre a possibilidade de encerramento do posto da GNR de Bencatel, Concelho de Vila Viçosa.
25/07/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE EXPLORAÇÃO DE PEDREIRA EM GARFE - PÓVOA DE LANHOSO
O Deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Álvaro Saraiva, entregou dois requerimentos na Assembleia da República, em que questiona o Governo (através do Ministério da Economia e do Ministério do Ambiente), sobre a exploração de uma pedreira na Freguesia de Garfe, Concelho de Póvoa de Lanhoso.
24/07/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE CENTRO DE SAÚDE DE VILA VIÇOSA

O Deputado de “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o Centro de Saúde de Vila Viçosa.

24/07/2007
FUNCIONAMENTO DA ETAR ALMEIRIM/ALPIARÇA MOTIVO DE REQUERIMENTO DA VEREADORA ECOLOGISTA DA CÂMARA DE ALMEIRIM
O mau funcionamento da ETAR Almeirim/Alpiarça e os impactos ambientais negativos que este tem sobre o Paúl de Alpiarça e sobre a Vala Real têm vindo a ser denunciados ao longo dos anos pelos Verdes e pelos eleitos da CDU nestes dois concelhos.
19/07/2007
ALMEIRIM - MALABARISMOS POLÍTICOS DO PS APROVAM CONTAS DANOSAS DA EMPRESA MUNICIPAL MAS APODRECEM A DEMOCRACIA
1- Para a CDU, a estratégia utilizada ontem, pelos eleitos pela lista do PS à Câmara Municipal de Almeirim para conseguirem aprovar as Contas da Empresa Municipal (ALDESC,EM), com vários meses de atraso, demonstra falta de ética e não dignifica a política, contribui para o apodrecimento da Democracia e traduz claramente as anomalias na vida desta Empresa e a fragilidade e debilidade da gestão autárquica do PS em Almeirim .
18/07/2007
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE KARTÓDROMO DE PALMEIRA - BRAGA
O Deputado de “Os Verdes”, Álvaro Saraiva, entregou na Assembleia da República um requerimento em que pede explicações ao Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre o ruído proveniente do Kartódromo de Palmeira, em Braga.
16/07/2007
AMANHÃ – “OS VERDES” REÚNEM COM INSTITUTO TECNOLÓGICO E NUCLEAR
Uma delegação de “Os Verdes”, que inclui o Deputado Francisco Madeira Lopes e a dirigente nacional Manuela Cunha, reunir-se-á amanhã, dia 17 de Julho, com o Presidente do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN).
13/07/2007
"Os Verdes" questionam a cessão de espaço da Escola Prática de Cavalaria de Santarém
O Deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, questionou o Governo (Primeiro-Ministro) através de um requerimento entregue na Assembleia da República, sobre a cessão de espaço da Escola Prática de Cavalaria de Santarém.
12/07/2007
“OS VERDES” ALERTAM PARA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO
“OS VERDES” ALERTAM PARA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO BEJA – 14 DE JULHO DE 2007
11/07/2007
REQUALIFICAÇÃO DAS BACIAS DE RETENÇÃO DA REFINARIA DE LEÇA DA PALMEIRA
“OS VERDES” ACOMPANHAM REQUALIFICAÇÃO DAS BACIAS DE RETENÇÃO DA REFINARIA DE LEÇA DA PALMEIRA DIA 13 DE JULHO
11/07/2007
Almeirim - INTERESSES PRIVADOS IMPERAM SOBRE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO
Na reunião extraordinária decorrida na passada Segunda Feira o Executivo Municipal de Almeirim aprovou, por maioria simples, a construção de um loteamento no terreno onde se localizou o pomar do Paço Real da Ribeira de Muge no Lugar dos Paços dos Negros em Fazendas de Almeirim.