Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2009
 
 
Comunicados 2009
Partilhar

|

Imprimir página
22/07/2009
PETIÇÃO EM DEFESA DA LINHA DO TUA NA AR - “OS VERDES” REAFIRMAM O SEU EMPENHO AO LADO DOS PETICIONISTAS EM DEFESA DA LINHA
Da intervenção feita pelo Deputado de “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes, no âmbito da petição “Pela Linha do Tua Viva”, discutida hoje na Assembleia da República, da autoria do Movimento Cívico pela Linha do Tua, destacamos o seguinte:
• A importância e o valor desta petição que traduz o grande empenho demonstrado pelo Movimento Cívico e pelas populações na defesa desta Linha e o seu grande apego à mesma.
• O valor patrimonial desta obra de arte ímpar, do seu Vale e as suas potencialidades a nível do desenvolvimento da região, nomeadamente através do turismo.
• O papel que a Linha sempre desempenhou, até ser encerrada, na mobilidade das populações e na garantia de acesso a um conjunto de direitos (educação, saúde, etc…) fundamentais.
• O valor patrimonial da Linha do Tua, não só como obra de arte, mas também como elemento unificador da entidade colectiva das populações do Vale do Tua.
 
O Deputado do Partido Ecologista “Os Verdes” reafirmou ainda a importância da classificação desta Linha, tal como “Os Verdes” propuseram, e relembrou que, parte da mesma, já está incluída na área do Douro Vinhateiro, classificada pela UNESCO como património mundial.
 
Tudo isto levou o Deputado a considerar que a submersão da Linha do Tua é um crime de “lesa-património”, questionando ainda o nível de elevação cultural do PS e deste Governo pela pretensão de destruição de um património construído durante milhares de anos pela natureza e pelo homem. O ecologista acusou o PS de ser sensível aos interesses da EDP.
 
O Deputado do PEV terminou a sua intervenção com optimismo e com a promessa de continuar a luta, afirmando que “Os Verdes” não baixarão os braços em defesa da Linha do Tua.
Voltar