|
13/01/2010 |
QUALIDADE DO SERVIÇO NA UNIDADE HOSPITALAR DE CHAVES – “OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a má qualidade do serviço prestado pela Unidade Hospitalar de Chaves.
PERGUNTA:
A comunicação social regional deu recentemente nota de um comunicado da Associação de Municípios do Alto Tâmega que alerta para a má qualidade do serviço prestado pela Unidade Hospitalar de Chaves.
Segundo a Associação, as más condições de prestação de cuidados de saúde à população do Alto Tâmega, por parte daquele estabelecimento hospitalar, têm vindo a afectar, cada vez mais, o direito que os cidadãos daquela região têm, a uma saúde com qualidade.
Os principais problemas residem sobretudo na falta de pessoal médico no serviço de urgência, a demora no atendimento e a inexistência de macas suficientes para a acomodação de doentes transportados por diversas Associações de Bombeiros e que levou inclusivamente à paragem das respectivas ambulâncias, para além de outras deficiências que diariamente têm vindo a ser identificadas pelos utentes do Hospital.
A Associação de Municípios do Alto Tâmega, solicitou já no passado uma audiência à Senhora Ministra da Saúde, com vista a abordar esta questão, não tendo até ao momento obtido qualquer resposta.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Que medidas pondera o Governo tomar, com vista a resolver a grave situação da Unidade Hospitalar de Chaves?
2 – Para quando prevê o Governo materializar essas medidas?
3 – O Ministério da Saúde já respondeu ao pedido de audiência formulado pela Associação de Municípios do Alto Tâmega? A referida audiência está já agendada?