Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
26/08/2005
Verdes defendem frota própria de meios aéreos e alargamento da época de fogos
“OS VERDES” DEFENDEM FROTA PRÓPRIA DE MEIOS AÉREOS E ALARGAMENTO DA ÉPOCA DE FOGOS

“Os Verdes” consideram absolutamente essencial que o Estado português se dote de meios aéreos próprios para vigilância e combate aos fogos florestais. Resta saber o que não foi dito pelo Sr. Ministro da Administração Interna, isto é, qual o plano de aquisição desses meios aéreos e a quantidade plurianual a adquirir.

Esta informação é tanto mais essencial, quanto o Sr. Ministro da Administração Interna, na reunião realizada no dia 11 de Agosto na Assembleia da República, considerava que os 49 meios aéreos disponíveis (alugados) eram suficientes. A realidade dramática dos incêndios florestais veio demonstrar a falta de razão do Sr. Ministro, falta de razão provada pelos mais 10 meios aéreos que vieram do exterior para dotar o nosso país de maior suficiência de aeronaves de combate aos fogos florestais.

“Os Verdes” consideram que, por uma questão de precaução, o Governo deve, este ano, alargar o período crítico de incêndios (comummente designada de época de fogos) até ao dia 31 de Outubro (período que a actual lei estipula terminar no dia 30 de Setembro). Este alargamento será relevante para que se mantenham em vigor todas as medidas especiais de prevenção, coordenação e combate aos fogos florestais.

Nesse sentido, o Grupo Parlamentar “Os Verdes” entregou hoje no Parlamento um Projecto de Resolução que faz essa recomendação em concreto ao Governo, e que no caso de o Governo não decidir esse alargamento do período crítico de incêndios nos próximos dias, “Os Verdes” procurarão que seja discutido logo após a abertura dos trabalhos parlamentares.

 

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 26 de Agosto de 2005

Voltar