|
29/09/2008 |
VERDES LANÇAM APELO A RESPONSÁVEIS DA CULTURA PARA QUE INTERVENHAM EM DEFESA DA LINHA DO TUA |
|
Uma delegação da Direcção Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" reuniu hoje, no Palácio da Ajuda em Lisboa, com a Senhora Secretária de Estado da Cultura, com a finalidade de sensibilizar os responsáveis do Governo por esta matéria pelos danos patrimoniais e culturais gravíssimos que advirão da construção da Barragem da Foz do Tua.
Nesta reunião que ocorreu exactamente no dia em que se assinalam 121anos sobre a inauguração oficial da Linha do Tua, inauguração que contou com a presença de Rafael Bordalo Pinheiro, "Os Verdes" ofereceram à Sra. Secretária de Estado cópias das ilustrações do célebre caricaturista português alusivas a este evento, publicadas nos jornais da época, e ainda um álbum de fotografias da Linha e do Vale do Tua.
"Os Verdes" apelaram aos responsáveis da Cultura a ter uma intervenção firme e a fazer ouvir a sua voz em defesa da conservação e da valorização deste património natural e cultural e ainda do potencial que pode representar para um desenvolvimento sustentável da região de Trás-os Montes e Alto Douro, no quadro do Estudo de Impacto Ambiental da Barragem.
“Os Verdes” chamaram ainda a atenção da Senhora Secretária de Estado da Cultura para o facto de muitas personalidades da área da cultura do norte do país se manifestarem publicamente contra este projecto tendo mesmo algumas delas assinado a petição entregue na Assembleia da República pelo Movimento Cívico da Linha do Tua.
29 de Setembro de 2008
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”