Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2008
 
 
Comunicados 2008
Partilhar

|

Imprimir página
07/10/2008
O CONTROLO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONTINUA INQUINADO NO CONCELHO DE ALMEIRIM
Na reunião pública da Câmara de Almeirim que decorreu ontem, a Vereadora da CDU, a dirigente de “Os Verdes”, Manuela Cunha, lamentou o facto de o Concelho de Almeirim se destacar mais uma vez pela negativa, no relatório anual do IRAR (Instituto Regulador das Águas e Resíduos), relativo ao controlo da qualidade da água para consumo humano no país.
04/10/2008
“Os Verdes” reuniram Conselho Nacional e Convocam Congresso para Março de 2009
O Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” reuniu hoje, em Lisboa. Na agenda de trabalhos constava a análise da situação política e a XI Convenção Nacional Ecológica, o órgão máximo do Partido.
03/10/2008
CONSELHO NACIONAL DE “OS VERDES” REÚNE EM LISBOA
O Conselho Nacional de “Os Verdes”, órgão máximo entre convenções, irá reunir no próximo dia 4 de Outubro, em Lisboa, para fazer uma análise da situação ecopolítica nacional e internacional e preparar a agenda de iniciativas com especial destaque para a convocação da 11.ª Convenção Nacional Ecológica.
01/10/2008
PARA “OS VERDES” ADIAMENTO DO ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DA BARRAGEM DO TUA POR MAIS UM ANO TRADUZ A RAZÃO DOS DEFENSORES DO TUA
O Partido Ecologista “Os Verdes” considera que o adiamento por mais um ano da entrega do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da Barragem do Tua, do qual depende a decisão final de licenciamento da Barragem, tornado hoje público pela EDP, é prova que o Estudo que foi apresentado pelo Governo relativo a este empreendimento no quadro do Plano Nacional de Barragens era leviano e pouco sustentado.
29/09/2008
VERDES LANÇAM APELO A RESPONSÁVEIS DA CULTURA PARA QUE INTERVENHAM EM DEFESA DA LINHA DO TUA
Uma delegação da Direcção Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" reuniu hoje, no Palácio da Ajuda em Lisboa, com a Senhora Secretária de Estado da Cultura, com a finalidade de sensibilizar os responsáveis do Governo por esta matéria pelos danos patrimoniais e culturais gravíssimos que advirão da construção da Barragem da Foz do Tua.
24/09/2008
VERDES LAMENTAM ENCERRAMENTO DA LINHA DO TUA NA CELEBRAÇÃO DOS SEUS 121 ANOS
AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA MARCA AS COMEMORAÇÕES DE “OS VERDES” A ESTE ANIVERSÁRIO E MAIS UMA ETAPA NA LUTA EM DEFESA DESTE PATRIMÓNIO
19/09/2008
Direcção do Partido Ecologista “Os Verdes” Reúne nos Açores
A Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” irá reunir no próximo dia 21 de Setembro, domingo, em Ponta Delgada onde irá fazer uma avaliação da situação eco-política nacional e regional e traçar a agenda para as próximas iniciativas de “Os Verdes” incluindo a campanha eleitoral para Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
17/09/2008
“OS VERDES” E ECOLOJOVEM - “OS VERDES” EM ACÇÃO NA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade o Partido Ecologista “Os Verdes” e a Ecolojovem – “Os Verdes” estão a organizar uma iniciativa para assinalar esta semana.
12/09/2008
“OS VERDES” QUESTIONAM - COMBATE À OBESIDADE INFANTIL EM “STAND BY” POR INACÇÃO DO GOVERNO
O deputado Francisco Madeira Lopes do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede explicações ao Governo sobre o seu Projecto de Lei que altera o Código da Publicidade com vista a regular a publicidade a produtos alimentares dirigida a crianças e jovens.
11/09/2008
“OS VERDES” APRESENTAM HOJE PROJECTO DE LEI PARA REMOÇÃO DE AMIANTO EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS
“OS VERDES” APRESENTAM HOJE PROJECTO DE LEI PARA REMOÇÃO DE AMIANTO EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS
11/09/2008
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE NOVA DESCARGA POLUENTE NO RIO ALVIELA
Francisco Madeira Lopes, deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede explicações ao Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, sobre a nova descarga poluente no Rio Alviela.
11/09/2008
“OS VERDES” APRESENTAM INICIATIVAS LEGISLATIVAS NO ÂMBITO DA MOBILIDADE SUAVE
Na véspera do início da Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza de 16 a 22 de Setembro, “Os Verdes” entregam na Assembleia da República um conjunto de iniciativas legislativas no âmbito do tema da mobilidade suave.
10/09/2008
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE VIOLAÇÃO DO DIREITO À MATERNIDADE
A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério das Finanças, sobre a circular nº1/DGAEP/DGO/2008 do Governo que não garante o direito à licença de maternidade e ao trabalho.
04/09/2008
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE VACINA CONTRA CANCRO NO CÓLO DO ÚTERO
O deputado Francisco Madeira Lopes entregou na Assembleia da República um pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a existência de uma providência cautelar sobre uma decisão tomada no âmbito do concurso público para selecção da vacina contra o papilomavírus humano, que deveria começar a ser ministrada às faixas etárias abrangidas em meados deste mês.
03/09/2008
ACIDENTE DO TUA – PS ESQUIVA-SE A DEBATE NO PARLAMENTO MAS VERDES NÃO DEIXARÃO QUE A CULPA MORRA SOLTEIRA
O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” não pode deixar de lamentar que a Conferência de Líderes de hoje não tenha aceitado agendar para a próxima Comissão Permanente da Assembleia da República a vinda do Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações para prestar esclarecimentos em relação à estranhíssima sucessão de acidentes na linha férrea do Tua conforme foi proposto por “Os Verdes”.
03/09/2008
“OS VERDES QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE PLANOS DE EMERGÊNCIA EM HOSPITAIS”
O deputado Francisco Madeira Lopes, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Mesa da Assembleia da República uma pergunta em que pede explicações ao Governo, através do Ministério da Saúde sobre os Planos de emergência em situações de catástrofe em instituições hospitalares.
02/09/2008
GOVERNO DEMITE-SE DAS SUAS FUNÇÕES E DESISTE DA FLORESTA PÚBLICA E MATAS NACIONAIS
As lamentáveis declarações proferidas pelo Sr. Ministro da Agricultura recentemente relativamente às matas nacionais e já ontem, em relação à floresta portuguesa, são gravíssimas e denotam bem o caminho deste Governo no sentido da alienação das responsabilidades político-constitucionais de uma gestão pública de um bem comum fundamental para ordenamento do território, equilíbrio dos ecossistemas e com impactos a nível da qualidade de vida de todos nós.
01/09/2008
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE INSCRIÇÃO DE DOCENTES NOS CENTROS DE EMPREGO
O Deputado Francisco Madeira Lopes, do Grupo Parlamentar « Os Verdes », entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, sobre a inscrição de docentes nos Centro de Emprego.
29/08/2008
PEV CONSIDERA QUE PASSE ESCOLAR É MEDIDA POSITIVA MAS… COM ESTE GOVERNO É PRECISO “VER PARA CRER”
O Partido Ecologista “Os Verdes” considera positiva a implementação do novo passe escolar, a preços reduzidos, anunciado hoje pelo Governo e que entra em vigor já a partir de 1 de Setembro. No entanto, para o PEV este é apenas um primeiro passo – e também uma medida avulsa - no sentido de se alcançarem os objectivos propostos de incentivar a utilização do transporte público, melhorar a mobilidade das famílias e reduzir a sua dependência relativamente aos combustíveis.
27/08/2008
“Os Verdes” vão exigir a presença do Ministro Mário Lino
Acidentes na linha do Tua - a culpa não pode morrer solteira - “Os Verdes” vão exigir a presença do Ministro Mário Lino na próxima reunião da Comissão Permanente
23/08/2008
CAUSAS DOS ACIDENTES NA LINHA DO TUA - "OS VERDES" CONSIDERAM QUE O GOVERNO DEVE EXPLICAÇÕES AOS PORTUGUESES
O Partido Ecologista "Os Verdes" considera que o Governo, responsável pela segurança das linhas ferroviárias portuguesas, deve explicações claras e convincentes sobre os acidentes ocorridos na Linha do Tua, no espaço de um ano e meio, aos Portugueses, nomeadamente às vítimas e às famílias dos que ali perderam a vida.
 
22/08/2008
“OS VERDES” LAMENTAM NOVO ACIDENTE NO TUA
O Partido Ecologista “Os Verdes” lamenta a ocorrência de mais um grave acidente na Linha do Tua que, até agora, se saldou pela perca de uma vida, e espera que não venha a ter consequências ainda mais trágicas. “Os Verdes” manifestam desde já a sua solidariedade a todas as vítimas e suas famílias.
22/08/2008
MAIS UMA VEZ, INTERESSE PÚBLICO INVOCADO PARA ABATE DE ESPÉCIES PROTEGIDAS – AZINHEIRAS EM RISCO NO ALQUEVA
O Partido Ecologista “Os Verdes” reprova e lamenta a decisão do Governo de, através de um despacho conjunto dos Ministérios da Agricultura e Economia, autorizar o abate de cerca de 6500 azinheiras no Parque Alqueva, invocando mais uma vez o conceito, abstracto, subjectivo e indeterminado, do interesse público.
20/08/2008
REACÇÃO DE “OS VERDES” AO VETO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA À LEI DO DIVÓRCIO
O Partido Ecologista “Os Verdes” vai, em futura reunião do órgão de direcção, analisar mais profundamente as razões do veto do Presidente da República ao diploma que pretende alterar o regime jurídico do divórcio.
 
20/08/2008
RECENTES ACIDENTES NUCLEARES LEVAM “OS VERDES” A REAFIRMAR: “NUCLEAR, NÃO OBRIGADO”
Os dois acidentes (de que há conhecimento público) ocorridos em menos de um ano em instalações nucleares tão perto do nosso país, em França e Espanha, levam o Partido Ecologista “Os Verdes” a reafirmar a sua rejeição ao nuclear e que este não pode ser encarado como uma solução para os problemas energéticos e de alterações climáticas com os quais o mundo se confronta.
19/08/2008
“OS VERDES” QUEREM GARANTIAS DO MINISTRO DA CULTURA SOBRE SONDAGENS ARQUEOLÓGICAS NO VALE DO SABOR
O Partido Ecologista “Os Verdes” considera que a posição do Ministro da Cultura no caso das sondagens arqueológicas prévias à construção da Barragem do Sabor vai permitir clarificar os interesses que este defende; os da EDP ou os do Património Arqueológico e Cultural do País.
08/08/2008
“OS VERDES” CONSIDERAM QUE A CONTAMINAÇÃO NUCLEAR EM FRANÇA – TRICASTIN – DEVE FAZER-NOS REFLECTIR, 63 ANOS DEPOIS DE NAGASAKI
63 anos após o rebentamento da bomba nuclear em Nagasaki (data que se assinala amanhã), a Humanidade ainda não retirou os ensinamentos necessários da terrível tragédia e a corrida ao armamento nuclear continua a ser uma realidade no nosso planeta, o que nos faz correr riscos mesmo em tempo de paz.
06/08/2008
FLORESTA PORTUGUESA PREOCUPA “OS VERDES”
Os dados recentemente apresentados pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Pescas, Ascenso Simões, relativos ao número de ocorrências e área ardida desde Janeiro, continuam a ser preocupantes e a demonstrar a fragilidade da floresta portuguesa face aos incêndios.
05/08/2008
AMANHÃ - 63 ANOS APÓS HIROXIMA E NAGASAKI - “OS VERDES” CONSIDERAM QUE PAZ NO PLANETA PASSA POR OPÇÃO NUCLEAR ZERO – NAS ARMAS E NA ENERGIA
Amanhã, dia 6 de Agosto, assinala-se o 63º aniversário do rebentamento da primeira bomba nuclear em Hiroxima e, 3 dias mais tarde, em Nagasaki, onde milhares de pessoas perderam a vida e onde outros tantos milhares ficaram com sequelas dramáticas para o resto das suas vidas, sequelas que perduraram nas gerações seguintes.
31/07/2008
VEREADORA ECOLOGISTA DENUNCIA - NA CÂMARA DE ALMEIRIM, ELEITOS DO PS VÃO A BANHOS E A CÂMARA E OS MUNÍCIPES QUE ESPEREM… OU DESESPEREM!
A “INFORMAÇÃO” enviada ontem pelo Presidente da Câmara de Almeirim aos restantes membros do Executivo é, para a Vereadora da CDU (a dirigente de “Os Verdes” Manuela Cunha), mais um exemplo da interpretação “sui generis” e “criativa” que Sousa Gomes faz das Leis que se aplicam às autarquias locais nomeadamente a Lei que determina o funcionamento dos órgãos locais.
28/07/2008
“OS VERDES” MARCAM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA EM SANTARÉM - MODERNIZAÇÃO DA LINHA DO NORTE/VARIANTE DE SANTARÉM
O Partido Ecologista “Os Verdes” convida os senhores e senhoras jornalistas para uma conferência de imprensa que se realizará na próxima quarta-feira, 30 de Julho, pelas 11.00h, na sua sede, em Santarém (Rua Nuno Velho Pereira, nº8, 1ºEsquerdo, T: 243 324 000).
28/07/2008
“OS VERDES” QUEREM ESCLARECIMENTOS SOBRE AMIANTO EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS
A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, sobre a utilização de amianto em edifícios públicos e o cumprimento da Resolução nº24/2003, resultado de uma iniciativa aprovada por unanimidade na Assembleia da República.
25/07/2008
PRISÃO EM ALMEIRIM – MONTADO EM RISCO - “OS VERDES” CONDENAM DECISÃO PRECIPITADA E DE DUVIDOSA LEGALIDADE DO GOVERNO
O Partido Ecologista “Os Verdes” reprova e lamenta a precipitação da deliberação proferida pelo Conselho de Ministros na sua reunião de ontem, de dar o aval ao Ministério da Justiça para avançar com os procedimentos destinados à adjudicação da empreitada de concepção/construção do Estabelecimento Prisional do Vale do Tejo na Herdade dos Gagos, Paço dos Negros, Fazendas de Almeirim, sem que previamente tenha havido uma ponderação política amadurecida, considerando os impactos sociais e ambientais desta decisão.
21/07/2008
“OS VERDES” EM GAIA DENUNCIAM INCUMPRIMENTO DO PDM
Uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes”, composta pelo dirigente nacional Celso Ferreira e pelos activistas locais José Loureiro e Júlio Sá, desloca-se na próxima quarta-feira, dia 23 de Julho, a Vila Nova de Gaia, para denunciar o incumprimento do PDM de Vila Nova de Gaia em relação ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) de Caminha-Espinho.
21/07/2008
AMANHÃ - “OS VERDES” APRESENTAM CONCLUSÕES DAS JORNADAS PARLAMENTARES
Decorrem hoje e amanhã as Jornadas Parlamentares do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, que têm como tema de fundo os transportes.
18/07/2008
“OS VERDES” ORGANIZAM JORNADAS PARLAMENTARES SOBRE TRANSPORTES A 21 E 22 DE JULHO
O Grupo Parlamentar “Os Verdes” organiza nos próximos dias 21 e 22 de Julho as suas Jornadas Parlamentares que terão como tema de fundo os transportes.
16/07/2008
LINHA DO TUA - HOJE, NA INICIATIVA DE “OS VERDES” NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, FUGIU A BOCA PARA A VERDADE À SECRETÁRIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES
“…não é por questões de segurança… “ “…nem por baixa procura…” “…a única razão pela qual se pode vir a encerrar totalmente ou parcialmente a Linha do Tua é exclusivamente a barragem…”
16/07/2008
QUESTÃO NUCLEAR DEVE SER DEFINITIVAMENTE AFASTADA DO DEBATE POLÍTICO
O Partido Ecologista “Os Verdes” considera que são inqualificáveis as declarações proferidas ontem no Parlamento por Vítor Constâncio.
 
10/07/2008
POR INICIATIVA DE “OS VERDES” - GOVERNO RESPONDE SOBRE ACIDENTES NO TUA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Por iniciativa de “Os Verdes”, a Sr.ª Secretária de Estado Ana Paula Vitorino estará na Assembleia da República na próxima quarta-feira, dia 16 de Julho para, em sede de Comissão, prestar esclarecimentos, em nome do Ministério das Obras Públicas, sobre os acidentes que têm ocorrido na Linha do Tua.
09/07/2008
HOJE EM PLENÁRIO DA AR - DEPUTADO DE “OS VERDES” CONFRONTA O MINISTRO DA AGRICULTURA
“Foi anunciada a construção de um estabelecimento prisional na Freguesia das Fazendas de Almeirim em 42 hectares de montado de sobro, cortando 12.000 sobreiros, espécie protegida, de elevado valor ambiental e de combate à desertificação, que dá rendimentos à Freguesia e que foi alvo de financiamento por dois programas comunitários, AGRO e AGRIS, com o qual se plantaram mais árvores, as quais nem chegarão a adultas se esta intenção do Governo for para a frente.
03/07/2008
“OS VERDES” SAÚDAM LIBERTAÇÃO DE INGRID BETANCOURT
O Partido Ecologista “Os Verdes” saúda a libertação de Ingrid Betancourt . “Os Verdes” reclamam há anos a canalização de todos os esforços conducentes à libertação de Ingrid Betancourt, cuja intercepção e sequestro foi feito por elementos das FARC em Fevereiro de 2002.
03/07/2008
CONCLUSÕES DA REUNIÃO DA JUVENTUDE DO PARTIDO ECOLOGISTA “OS VERDES”, EM COIMBRA
A Ecolojovem – “Os Verdes”, Juventude do Partido Ecologista “Os Verdes”, reuniu no passado Sábado, dia 28 de Junho, no Ateneu da Cidade de Coimbra.
Esta reunião teve como mote a discussão e análise de temas ligados ao ambiente.
26/06/2008
ECOLOJOVEM – “OS VERDES” REÚNE EM COIMBRA
A Ecolojovem - «Os Verdes», juventude do Partido Ecologista “Os Verdes”, vai reunir na cidade de Coimbra no próximo Sábado, dia 28 de Junho.
25/06/2008
“OS VERDES” ACUSAM MINISTRO DA AGRICULTURA DE DEMAGOGIA E FALTA DE SERIEDADE POLÍTICA
O Deputado ecologista, José Miguel Gonçalves, proferiu hoje na Assembleia da República uma declaração política sobre o relatório da OCDE sobre o desempenho ambiental da agricultura portuguesa e as declarações de reacção ao mesmo do Sr. Ministro da Agricultura.
20/06/2008
“OS VERDES” QUESTIONAM GOVERNO SOBRE CRIL (TROÇO PONTINHA-BURACA)
José Miguel Gonçalves, deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Mesa da Assembleia da República uma pergunta em que pede explicações ao Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o início das obras do último troço da CRIL (Pontinha-Buraca), desde o final do ano passado, sem que estivesse concluído o projecto de execução da obra.
20/06/2008
“OS VERDES” QUESTIONAM GOVERNO SOBRE ABATE DE SOBREIROS PARA INSTALAÇÃO DE PRISÃO EM ALMEIRIM
Heloísa Apolónia, deputada do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República duas perguntas em que pede esclarecimentos ao Governo, através do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e do Ministério da Justiça, sobre a instalação de um estabelecimento prisional em Fazendas de Almeirim, numa área de montado de sobro, em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN) e de Reserva Agrícola Nacional (RAN).
20/06/2008
A PARTIR DE HOJE - “OS VERDES” EM MURÇA E MIRANDELA NO ÂMBITO DO CONSELHO NACIONAL DO PARTIDO
O Conselho Nacional de “Os Verdes”, órgão máximo do Partido entre convenções, reunirá em Mirandela no próximo Sábado, dia 21 de Junho de 2008.
18/06/2008
DIRECÇÃO NACIONAL DE “OS VERDES” REÚNE EM MIRANDELA - TRÁS-OS-MONTES
O Conselho Nacional de “Os Verdes”, órgão máximo do Partido entre convenções, reunirá em Mirandela no próximo Sábado, dia 21 de Junho de 2008.
18/06/2008
AMANHÃ - “OS VERDES” EM VILA DO PRADO PREOCUPADOSCOM POLUIÇÃO NO RIO CÁVADO E SEGURANÇA DA PONTE ROMANA
Uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes”, composta pelos dirigentes nacionais Celso Ferreira e António Lima, desloca-se amanhã, quinta-feira, 19 de Junho, a Vila do Prado (Concelho de Vila Verde).
17/06/2008
POR INICIATIVA DE “OS VERDES” - COMISSÃO EUROPEIA INVESTIGA EMPRESAS POLUIDORAS DE SANTA MARIA DA FEIRA
Em Novembro do ano passado, o Partido Ecologista “Os Verdes” enviou à Comissão Europeia uma petição em que dava conta dos problemas ambientais provocados pela laboração de duas empresas localizadas em Santo Estêvão, Concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente a poluição diária da Ribeira da Lage, solicitando a realização de um conjunto de procedimentos específicos.